domingo, 30 de outubro de 2011

Biografia Rock In Rio




Rock in Rio é um festival de música originário do Brasil idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em LisboaPortugal.
Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve nove edições, quatro no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.
A última edição do festival ocorreu nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de Setembro e nos dias 1 e 2 de outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro. O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova.


Rock in Rio 1

Este foi o primeiro evento do Rock in Rio, que ocorreu no dia 11 de janeiro de 1985 na antiga Cidade do Rock, localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Festival durou 10 dias com um total de 1 milhão e 380 mil espectadores. Segundo o idealizador do festival, o empresário e publicitário brasileiro Roberto Medina, foram gastos cerca de US$ 11 milhões na organização do evento


Rock in Rio 2

Em razão do sucesso da primeira edição, o Rock in Rio deixou um gosto de espera. Mas é um engano acreditar que os roqueiros brasileiros teriam de esperar a pela segunda realização do evento para conferirem a performance de astros internacionais do rock. Em 1988 e em 1990, apesar das adversidades econômicas, o Brasil recebeu o festival Hollywood Rock. Bandas como Bon Jovi,Supertramp e Bob Dylan passaram pelo país e fizeram grandes celebrações musicais.

Apesar do Hollywood Rock e de outras turnês que passaram por terras brasileiras, o Rock in Rio ainda tinha um lugar especial no coração das pessoas. Em 1991, o Rock in Rio II chegou com direito a casa nova. O estádio do Maracanã foi escolhido para ser o templo dos roqueiros que amargaram seis anos agaurdando para juntos estarem 'todos numa direção, uma só voz, uma canção'. O gramado do estádio foi todo preparado para receber o público, que naturalmente também pode ocupar as cadeiras e arquibancadas. Entre os dias 18 e 27 de janeiro daquele ano, o maior estádio do mundo tremeu diante do desfile de astros da música que fizeram valer a pena tanta espera.

Rock in Rio 3

Apesar do imenso intervalo entre a segunda e a terceira edição do Rock in Rio, o público brasileiro já não era mais tão carente. Grandes festivais e grandes turnês passaram pelo país, levando os apreciadores da música em geral ao delírio. Entre 1994 e 1998, o festival inglês Monsters of Rock teve quatro edições brasileiras. Bandas do calibre de Alice Cooper, Dream Theater e Slayer aterrisaram em solos nacionais e deram verdadeias aulas de como se faz um concerto de rock. O já conhecido Hollywood Rock deu o ar de sua graça por cinco anos consecutivos, entre 1992 e 1996. Em uma destas edições, após anos de espera, finalmente os Rolling Stones tocaram para o público brasileiro. Ainda como atrações  do Hollywood Rock, passaram por aqui bandas como Nirvana, Smashing Pumpkins, Aerosmith e a dupla Jimmy Page & Robert Plant, que foi o mais perto que os roqueiros tupiniquins puderam chegar do Led Zeppelin. Porém, como tudo acaba, estes eventos foram extintos e restou ao público brasileiro voltar a sonhar com o Rock in Rio

Rock in Rio 4

A quarta edição do Rock In Rio foi realizada nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de Setembro e nos dias 1 e 2 de Outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A instalação é localizada próxima da antiga Cidade do Rock, fechada para ser construída a Vila Olímpica para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Inicialmente planejado para 2014, coincidindo com a Copa do Mundo FIFA que será realizada no Brasil no mesmo ano, o festival foi antecipado em três anos, a pedido da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.[1]
O festival teve 100 mil espectadores diários ao longo dos seus sete dias. Três palcos foram utilizados: o Palco Mundo, para atrações principais; o Palco Sunset para secundárias, normalmente colaborações entre dois artistas (brasileiros ou não); e um palco de música eletrônica. Além disso, ocorriam apresentações ao vivo na Rock Street, uma rua repleta de lojas, restaurantes e bares inspirada em Nova Orleans.[2] Os dois shows principais do último dia do festival, Guns N' Roses e System of a Down, entraram após uma pesquisa no site do Rock in Rio.[3] A banda Maroon 5 entrou no lugar do rapper Jay-Z após este desistir de seu show por motivos pessoais.[4] O evento sofreu duras críticas pela participação de artistas do cenário pop e do axé num evento de rock, como Katy PerryRihannaKeshaCláudia Leitte e Ivete Sangalo, mas foi também bastante aclamado, principalmente nos shows do MetallicaSlipknotEvanescenceMotörhead e do Sepultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário